top of page

Os 6 princípios do Pilates: princípios e história

Os 6 princípios do Pilates foram definidos no livro The Pilates Method of Physical and Mental Conditioning (1984), por Gail Eisen e Philip Friedman.


1. RESPIRAÇÃO

Essencial para a fluidez e concentração, respirar corretamente auxilia no alívio de tensões, e na correta execução dos movimentos. A respiração deve ser sincronizada com os movimentos, para não trancar durante um exercício.


2. CONTROLO

O controlo do movimento - que requer consciência corporal - diminui o risco de lesões, e melhora a coordenação e o alinhamento da coluna, e o controlo dos pensamentos - também fundamental - mantém-nos “atentos ao momento presente”.

O nome original do Pilates era “Contrologia”, que quer literalmente dizer “estudo do controlo”, o que, por si só, atesta a importância deste princípio.


3. CENTRALIZAÇÃO

O fortalecimento dos músculos centrais do corpo - powerhouse - que sustentam coluna e órgãos internos, promove:

- A reestruturação postural;

- O alinhamento e estabilidade da coluna;

- E a consequente diminuição das dores nas costas.

Além da questão física, este princípio também remete para uma dimensão filosófica; a importância de ser uma pessoa centrada, equilibrada, consciente de si própria.


4. CONCENTRAÇÃO

Remete para o foco e esforço necessários para a correta execução, eficácia e consequente aprendizagem dos exercícios. A concentração é indispensável para atingir uma total conexão entre mente e corpo.


5. PRECISÃO

Relacionada com a concentração e o controlo, a precisão foca a execução correta e objetiva dos movimentos, priorizando o controlo, o equilíbrio e a qualidade, com leveza e sem pressa. Joseph era, aliás, extremamente preciso e meticuloso.


6. FLUIDEZ

Os movimentos devem ser sequenciais - sem interrupções - e não devem ser rápidos, mas precisos, leves, fluídos, harmoniosos e controlados, para tirar o corpo do “piloto automático de movimentos e trazer a consciência para o corpo.”


A história dos 6 princípios do Pilates


Invulgarmente, os princípios do Pilates não foram definidos pelo seu fundador - Joseph Pilates - mas pelos nova-iorquinos Gail Eisen e Philip Friedman, ambos profissionais de comunicação e apaixonados estudantes de Pilates.


Gail era assistente de produção no programa da CBS 60 Minutes, depois de ter sido jornalista de investigação na revista Times durante 10 anos.


Philip era licenciado em matemática - pela Universidade de Princeton - e um prestigiado romancista; escreveu 12 romances, que passaram um total de 26 semanas na lista de best-sellers do The New York Times, a mais conceituada dos Estados Unidos.


Além de estudar os 2 livros de Joseph - Return to Life e Your Health - Gail e Philip recorreram a Romana Kryzanowska, a discípula de Joseph que foi apontada pelo próprio como sua sucessora, e é tida como a “guardiã” do método.


Além de lhes facultar a totalidade da sua imensa documentação sobre Pilates, Romana passou a encontrar-se semanalmente com Gail e Philip, que gravaram e transcreveram as longas horas de conversa que daí resultaram.


As suas capacidades analítica e de escrita, aliadas aos ensinamentos de Joseph - através dos seus livros - e de Romana, levaram Gail e Philip a esquematizar - pela 1ª vez - os fundamentos da prática, em 6 princípios.


Apesar de não ter sido Joseph a esquematizar o método (em 6 princípios), toda a filosofia e fundamentos do Pilates estavam presentes nas suas 2 obras.


Tratam-se de livros bastante abrangentes, onde além de especificar detalhadamente como se posicionar em cada exercício e como sequenciá-los de forma harmoniosa, Joseph aborda igualmente aspetos como a importância da:

  • Alimentação, roupa e higiene de sono mais apropriadas;

  • Respiração, e expiração completa;

  • Ativação da circulação, para oxigenar os tecidos;

  • Concentração, para o controlo do movimento;

  • E do correto alinhamento corporal.



Fontes:

- FRIEDMAN, Philip & EISEN, Gail. The Pilates Method of Physical and Mental Conditioning. Illustrated edition. Viking Studio, 2005.

- Hellen & Monique. A História por Trás dos 6 Princípios do Método Pilates (https://www.espacofluir.com/single-post/2015/05/11/a-hist%C3%B3ria-por-tr%C3%A1s-dos-6-princ%C3%ADpios-de-pilates). Acessado a 7 de novembro de 2021.

- Pilatesology Interview with Author Gail Eisen (https://www.youtube.com/watch?v=tQRYq3pIu8s). Acessado a 7 de novembro de 2021.

- PILATES, Joseph. Pilates’s Return to Life Through Contrology. 2nd edition. Pilates Method Alliance, Incorporated, 2012.

- PILATES, Joseph. Your Health: A Corrective System of Exercising that Revolutionizes the Entire Field of Physical Education. Ilustrated edition. Presentation Dynamics, 1998.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page