Os 6 princípios do Pilates: princípios e história
Os 6 princípios do Pilates foram definidos no livro The Pilates Method of Physical and Mental Conditioning (1984), por Gail Eisen e Philip Friedman.
1. RESPIRAÇÃO
Essencial para a fluidez e concentração, respirar corretamente auxilia no alívio de tensões, e na correta execução dos movimentos. A respiração deve ser sincronizada com os movimentos, para não trancar durante um exercício.
2. CONTROLO
O controlo do movimento - que requer consciência corporal - diminui o risco de lesões, e melhora a coordenação e o alinhamento da coluna, e o controlo dos pensamentos - também fundamental - mantém-nos “atentos ao momento presente”.
O nome original do Pilates era “Contrologia”, que quer literalmente dizer “estudo do controlo”, o que, por si só, atesta a importância deste princípio.
3. CENTRALIZAÇÃO
O fortalecimento dos músculos centrais do corpo - powerhouse - que sustentam coluna e órgãos internos, promove:
- A reestruturação postural;
- O alinhamento e estabilidade da coluna;
- E a consequente diminuição das dores nas costas.
Além da questão física, este princípio também remete para uma dimensão filosófica; a importância de ser uma pessoa centrada, equilibrada, consciente de si própria.
4. CONCENTRAÇÃO
Remete para o foco e esforço necessários para a correta execução, eficácia e consequente aprendizagem dos exercícios. A concentração é indispensável para atingir uma total conexão entre mente e corpo.
5. PRECISÃO
Relacionada com a concentração e o controlo, a precisão foca a execução correta e objetiva dos movimentos, priorizando o controlo, o equilíbrio e a qualidade, com leveza e sem pressa. Joseph era, aliás, extremamente preciso e meticuloso.
6. FLUIDEZ
Os movimentos devem ser sequenciais - sem interrupções - e não devem ser rápidos, mas precisos, leves, fluídos, harmoniosos e controlados, para tirar o corpo do “piloto automático de movimentos e trazer a consciência para o corpo.”
A história dos 6 princípios do Pilates
Invulgarmente, os princípios do Pilates não foram definidos pelo seu fundador - Joseph Pilates - mas pelos nova-iorquinos Gail Eisen e Philip Friedman, ambos profissionais de comunicação e apaixonados estudantes de Pilates.