CROMOTERAPIA: Significado, História & Propriedades das Cores
O QUE É CROMOTERAPIA & COMO FUNCIONA?
A cromoterapia ou terapia das cores (“khroma“ é “cor”, em grego) é uma terapia alternativa – e complementar – que procura auxiliar no tratamento de algumas patologias (físicas e emocionais) com recurso às propriedades terapêuticas do espectro visível da radiação eletromagnética, isto é, das cores.
Cada cor emite ondas com vibrações, frequências eletromagnéticas e propriedades terapêuticas específicas, que atuam sobre o sistema nervoso, influenciando o nosso bem-estar, e auxiliando no tratamento de doenças, tanto físicas (febre, insónias, pressão alta, etc.) como psiquiátricas (ansiedade, depressão, etc.).
BREVE HISTÓRIA
O uso medicinal das cores é antiquíssimo:
A investigação sobre as propriedades terapêuticas da cor existe desde 2 mil A.C.;
E há relatos da sua implementação nas antigas civilizações do Egito, Índia, Grécia e China, com o objetivo de curar doenças e harmonizar o corpo e a mente.
Por se tratar de uma prática milenar, não há registos precisos da origem da cromoterapia. No entanto, o cientista – além de escritor e poeta – alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749 – 1832), é muitas vezes apontado como tendo sido o primeiro a teorizar a prática, que foi (rotulada de “bruxaria” e) proibida pela Igreja Católica durante a Idade Média (séculos V a XV).
Em 1810, depois de 40 anos de pesquisa sobre o impacto das cores no nosso organismo, Johann publicou o livro “Teoria das Cores” (Zur Farbenlehre). Além de lançar as bases teóricas da cromoterapia, o livro teve também um enorme impacto no campo das artes – particularmente da pintura – ao estabelecer o aspeto fisiológico das cores, e o conceito de cores primárias e secundárias.
COMO SE FAZ CROMOTERAPIA?
A cromoterapia pode ser feita de diversas formas. Antigamente, recorria-se apenas aos elementos disponíveis na natureza, como:
Alimentos;
Roupa/tecidos;
Ou pedras preciosas que refletissem uma determinada cor. Os egípcios, por exemplo, tinham salas com janelas de cristal para filtrar os raios solares, e emanar as cores correspondentes.
Hoje, o equipamento mais tradicional dos cromoterapeutas são as lâmpadas comuns (coloridas ou aplicando filtros), normalmente:
Numa sala fechada<