top of page

AROMADIFUSORES: o que são, benefícios, tipos e como escolher

O QUE SÃO

Os aromadifusores têm a função de propagar no ar as partículas dos óleos essenciais ou essências (neles colocados), transmitindo ao ambiente um aroma agradável, e proporcionando uma enorme – e instantânea – sensação de relaxamento e bem-estar, assim como benefícios terapêuticos, caso se recorra a óleos essenciais.

Os aromadifusores começaram por ser utilizados em sessões de aromaterapia, mas a sua crescente popularidade rapidamente os tornou num acessório de uso doméstico, no escritório ou em estabelecimentos comerciais, sobretudo da área da saúde.

BENEFÍCIOS

Os difusores podem ser utilizados com essências, óleos essenciais ou sinergias naturais (mistura de óleos):

1) Com essências, apresentam benefícios a nível emocional e sensorial, por via do olfato (área a que se dedica a “aromacologia”). O olfato é o único sentido cujos estímulos são diretamente transmitidos para o sistema límbico – ou “cérebro emocional” – que é a parte do cérebro responsável pelas emoções, o comportamento e a memória, que por sua vez estimula o “sentido polisensorial”, despertando diversos sentidos.

2) Com óleos essenciais (ou sinergias naturais), aos benefícios das essências são acrescentados os benefícios terapêuticos, por via da inalação das partículas dos óleos essenciais (campo de estudo da “aromaterapia”). Através do sistema respiratório – via pulmões – as propriedades (terapêuticas) dos óleos inalados atingem a corrente sanguínea, sendo posteriormente bombeadas pelo coração para todo o corpo.

Aromatizar com óleos essenciais tem ainda outros benefícios como, por exemplo, o de ser um ótimo repelente natural de mosquitos.

“No cheiro reside a própria essência da alma, ele permeia tudo de uma forma pertinente e tem a capacidade de abrir as portas do inconsciente, a partir do qual as cenas mais agradáveis e mais dolorosas são semeadas”

Mercedes Pinto Maldonado

Prestigiada escritora espanhola, licenciada em medicina

4 TIPOS/MÉTODOS DE FUNCIONAR

Apesar de todos os aromadifusores terem a mesma função, em termos do procedimento utilizado – para propagar ou vaporizar as partículas dos óleos/essências – existem 4 tipos de aromadifusores:

1. EVAPORATIVOS

Difusores em que a evaporação do óleo essencial se dá de forma natural, em virtude do carater volátil dos óleos.

Há modelos:

  • Sem eletricidade (com varetas, pessoais, pedras aromáticas decorativas, etc.), que contêm uma substância porosa (cerâmica ou madeira) que absorve e posteriormente liberta o óleo;

  • E elétricos, com uma ventoinha que incide sobre a “almofada” ou bola de algodão onde se colocam as gotas de óleo, para estimular o processo.